Estamos acostumados a dizer que Hackers vão invadir nosso computador, que Hackers podem roubar nossas senhas e apagar nossos dados... essas seriam realmente ações praticadas por hackers?
Embora o termo “Hacker” seja comumente conhecido como pessoas que invadem nossa “privacidade virtual” podendo nos causar danos desde mínimos a irreparáveis, ações danosas aos nossos dados não são praticadas por Hackers, e sim por Crackers. Como a sociedade trata os invasores como Hackers, grande parte das pessoas desconhece a existência dos Crackers e também não faz idéia do que um Hacker realmente faz.
Neste artigo você verá a diferença entre um Hacker e um Cracker, e a partir daí, saberá quais serão as ações praticadas por cada um deles.
Na verdade os invasores de computadores que roubam informações são os Crackers, que estudam as vulnerabilidades (falhas) nos sistemas para captar dados confidenciais para fins maliciosos. Muitos perguntam: qual seria o benefício adquirido por um Cracker ao roubar um dado? A resposta é clara: as informações roubadas podem ser vendidas, o proprietário das informações pode sofrer algum tipo de ameaça quanto à divulgação desses dados ou até mesmo fraude na internet. Um exemplo de fraude na internet é o roubo de números de cartões de crédito. Por isso devemos ter cautela ao digitar tais dados em sites desconhecidos, já que Crackers podem ter acesso e realizar compras na internet, como se fosse o titular do cartão.
Mas o que faz então o Hacker?
Tanto Crackers quanto Hackers estudam falhas nos sistemas, o que os diferencia é o fato de o Cracker usar essa falha para invadir o sistema com intenções maliciosas e o Hacker utiliza essa falha para analisar melhorias a serem feitas, e nunca para prejudicar o usuário ou proprietário do aplicativo.
O Hacker faz testes de segurança nos aplicativos, para verificar se são realmente viáveis para o uso sem intrusões de Crackers. Um exemplo de trabalho de um Hacker é o teste de um antivírus. Enquanto o Cracker descobre uma falha para injetar um vírus sem ser “percebido” pelo antivírus, o Hacker irá tentar invadir o programa a fim de descobrir se o antivírus é seguro ou não contra ataques. Se for descoberta alguma falha, ou seja, algum risco de ter um vírus instalado sem a proteção do antivírus, o Hacker irá impor melhorias nesse programa.
Agora já sabemos a diferença entre Hacker e Cracker:
Hacker: descobre falhas para propor melhores condições de segurança
Cracker: descobre falhas para invadir nossos computadores, ou seja, o contrário de Hacker.
Na próxima postagem sobre esse assunto vamos conhecer os dez Crackers mais conhecidos no mundo, e o que eles fizeram.
Andréia Augusta - Cebrac Ibirité

Muito interessante... vamos às oficinas de Hacker!!!
ResponderExcluir