quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MUNDO TECNOLÓGICO - IMPRESSORAS 3D

Impressoras tridimensionais prometem gerar a nova revolução industrial

Como você imagina uma impressão em 3D?

Acredite, estas impressoras são capazes de fabricar objetos em casa: isso mesmo! Imagine poder fazer um tênis no conforto de sua casa! Ou a parte de uma jóia que pode ter se quebrado ou perdido e até mesmo brinquesdos!


Apesar de requerer um grande investimento inicial, como máquinas e materiais, a impressora 3D funciona como uma impressora convencional, que já faz parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. 


Basta apertar o botão na tela do computador para que o arquivo digital, com o desenho e três dimensões do objeto a fabricar seja enviado para a máquina. O programa da impressora divide o desenho em milhares de camadas de até 0,1 milímetro e envia uma série de instruções para a impressora. 

Designers também se beneficiam com a tecnologia
Em vez de tinta, ela usa materiais como plástico, gesso, silicone, borracha ou metais, para fazer sapatos, próteses dentárias, jóias, luminárias, brinedos ou peças de equipamentos hospitalares.
o processo pode demorar de uma a várias horas, dependendo do produto que será fabricado. A produção começa pela base do objeto, na qual o cartucho deposita uma fina camada do material usado no produto sobre uma plataforma. Uma vez formada essa camada inicial, a plataforma desce ligeiramente para que o cartucho aplique outra camada sobre a primeira. O processo se repete com a acumulação de várias camadas até o objeto ficar pronto.

O objetivo é economizar tempo e matéria-prima, uma vez que a impressão 3D barateia custos, evitando a importação de um produto e praticidade, já que evita a fabricação de cada peça separadamente, fazendo o produto com todas as suas peças já agrupadas. Outra vantagem é a queda dos impactos ambientais gerados em processos de produção dos produtos.


A impressora recebe o desenho o produto
Após aplicar várias camadas, eis o produto
O processo de fabricação de um produto pode ser resumido em quatro etapas: primeiro, com a ajuda de um programa de computador é feito o desenho um três dimensões. Em seguida o programa divide o desenho em milhares de camadas, enviando as instruções para a impressora começar a trabalhar. Logo após o cartucho aplica camadas finas do material, começando a dar forma ao objeto. Por fim, após diversas camadas do produto, como bioplástico, o produto está pronto para uso.


A tecnologia já é utilizada, mas deve levar em torno de cinco a dez anos para ser adotada em massa, atingindo as expectativas dos fabricantes e dos consumidores, que poderão fabricar seus objetos em casa. 


Notícia retirada da revista Época de outubro/2012

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.